top of page

Tratamento sem Internação (ambulatorial)



Essa forma de tratamento, ambulatorial, é a mais acessível. Não só pelo seu menor custo, como também pelas vantagens que apresenta. Entre as quais podemos destacar uma maior eficácia na consolidação da abstinência e na mudança do estilo de vida, pois procura tratar a pessoa sem afastá-la dos papeis produtivos e das tarefas do dia-a-dia. Também é possível desenvolver com o paciente um tipo de atendimento mais longo que inclua reinserção social e prevenção de recaída.



Terapia Cognitivo Comportamental

A Psicoterapia Cognitivo comportamental (TCC) é uma técnica que foi desenvolvida e difundida na Europa e nos Estados Unidos nas últimas décadas e vem mostrando-se eficaz para tratar os estados de ansiedade, da dependência química e outros distúrbios psicológicos.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é estruturada e objetiva. Ela trabalha com a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos acontecimentos, ou seja, é como a pessoa interpreta a situação.

A Filosofia dos 12 Passos no tratamento da Dependência Química

A Clínica Hórus de Psicologia incorporou no seu Projeto Terapêutico a Filosofia dos 12 Passos, por ser uma abordagem que fomenta o desenvolvimento da espiritualidade do paciente (sem dogmas religiosos).

Ao longo de varias décadas, profissionais têm observado o processo transformador do estilo de vida associado à filosofia dos 12 Passos - a espiritualidade é o núcleo da filosofia dos 12 Passos.

O Centro de Investigação Butler Center, sediado em Hazelden Foundation Center City, Minnesota - em estudos recentes verificou o papel importante da espiritualidade na recuperação das dependências de drogas lícitas e ilícitas, incluindo álcool. O tema do estudo desenvolvido A Transformação Espiritual e a Recuperação focou no impacto da abordagem espiritual anexada a psicoterapia como geradores de motivação para a mudança de comportamentos e atitudes na recuperação dos dependentes químicos.

Os Doze Passos de acordo com o NA  Narcóticos Anônimos tem como objetivo convidar o dependente químico a empenhar-se numa viagem de recuperação, e servir como meio para se alcançar uma compreensão pessoal dos princípios espirituais de cada passo e a forma como os experimentamos nas nossas vidas. Acreditando que os Passos estão colocados de forma a abranger a diversidade da filosofia e reflete o despertar espiritual descrito no nosso 12º Passo.

Não estamos mais sozinhos, nem precisamos mais pensar que precisamos nos recuperar sozinhos, podemos ficar bem, se assim escolhermos. Um programa de manutenção. Ficar limpo é fácil, manter-se é o segredo, entramos nas rotinas compulsivas e obsessivas sem perceber e voltamos a acreditar que não somos bons ou que somos bons de mais... Aprender a reconhecer nosso mecanismo que é diferente de pessoa para pessoa, parar um pouco, todos os dias e olhar para nós. Voltar a acreditar, um dia de cada vez em nós mesmos ou em algo maior.  

Os Dozes Passos

PRIMEIRO PASSO: Admitimos que éramos impotentes perante a nossa adicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis.

SEGUNDO PASSO: Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia nos devolver à sanidade.

TERCEIRO PASSO: Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados do Poder Superior, da maneira como nós o compreendíamos.

QUARTO PASSO: Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.

QUINTO PASSO: Admitimos ao Poder Superior, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata das nossas falhas.

SEXTO PASSO: Prontificamo-nos inteiramente a deixar que o Poder Superior removesse todos esses defeitos de caráter.

SÉTIMO PASSO: Humildemente pedimos ao Poder Superior que removesse nossos defeitos.

OITAVO PASSO: Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado, e dispusemo-nos a fazer reparações a todas elas.

NONO PASSO: Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo pudesse prejudicá-las ou a outras.

DÉCIMO PASSO: Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO: Procuramos, através de prece e meditação, melhorar nosso contato consciente com o Poder Superior, da maneira como nós o compreendíamos, rogando apenas o conhecimento da sua vontade em relação a nós, e o poder de realizar essa vontade.

DÉCIMO SEGUNDO PASSO: Tendo experimentado um despertar espiritual, como resultado destes passos, procuramos levar esta mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Prevenção a Recaída

É um programa de psicoterapia e tratamento que se baseia na capacidade individual da modificação de comportamentos aditivos. Ela tem como criador o pesquisador canadense G. Alan Marlatt, PhD, diretor do departamento de psicologia da Universidade de Washington, EUA.

O objetivo primário da Prevenção da Recaída é ensinar os indivíduos que estão tentando mudar seu comportamento aditivo, a identificar, antecipar e lidar com as pressões e problemas que podem levar a uma recaída.

Os fundamentos do trabalho da Prevenção da Recaída são as noções de situações de alto risco e as estratégias de manejo disponíveis para o indivíduo. O Paciente precisa aprender a identificar sinais de alerta precoces destas situações potenciais de recaída e as habilidades necessárias de enfrentamento, a fim de conseguir modificar suas crenças e expectativas acerca de seu comportamento aditivo.

Filmeterapia        
O filme é utilizado como uma ferramenta poderosa; um facilitador no tratamento da dependência química. Muitas vezes, o paciente acredita que seus problemas parecem insolúveis ou difíceis de resolver. Porém, quando assiste ao filme, devidamente escolhido e indicado para o caso dele, psicólogo e paciente podem trabalhar as percepções, conflitos e emoções do paciente que, muitas vezes, seriam muito difíceis de trazer para a psicoterapia. Através do filme podemos conduzir o paciente de uma forma lúdica, menos invasiva, a entrar em um processo de autorreflexão, insight e percepções.

Para a Psicóloga Patrícia Aires o cinema é magico!!!  "Às vezes não conseguimos nomear o que estamos sentindo, porém, quando assistimos a um filme há uma relação de projeção e identificação, e cada cena, nos conduz a uma direção emocional. O filme funciona muitas vezes como um provocador para aguçar nossa autorreflexão. Quando indico um filme para o meu paciente tenho o cuidado de explicar o objetivo dessa tarefa e ao retornar para a próxima sessão de psicoterapia vou, através da fala do paciente, pontuado aspectos semelhantes do filme com as questões dele. Dessa forma vamos trabalhando suas emoções e percepções de sua vida", afirma a psicóloga Patrícia Aires.

"Cinema é como um sonho, como uma música. Nenhuma arte perpassa a nossa consciência da forma como um filme faz; vai diretamente até nossos sentimentos, atingindo a profundidade dos quartos escuros de nossa alma."
Ingmar Bergman









Nossa localização

Nosso endereço
 

Setor Terminal Norte - Bloco N - Sala 311, Edifício Jaime Leal - W3 Norte - Asa Norte Brasília/DF - CEP 70.770-100

Copyright 2015 - Clínica Hórus - Dependência Química

Entre em contato!

 

Tel:  (61) 3272.6147

 

Plantão 24 Horas:

(61) 8111.6510

 

tratamentohorus@gmail.com

bottom of page