top of page

A mulher é mais vulnerável ao uso de drogas ?

De acordo com o Promud - Programa de Atenção à Mulher Dependente Química da USP  Universidade de São Paulo, a dependência química feminina tem diferenças marcantes da dependência masculina. Na dependência química, homens e mulheres têm motivações, comportamentos e respostas fisiológicas diferentes.



Em geral, as mulheres se iniciam nas drogas através dos companheiros, enquanto os homens o fazem com os amigos. A dependência química do álcool em mulheres se dá a partir da ocorrência de eventos significativos, como a morte do cônjuge ou uma separação, diferentemente dos homens, que não apontam um desencadeamento especial. Na iniciação da cocaína, os motivos femininos passam por depressão, sentimentos de isolamento social, pressões profissionais e familiares e problemas de saúde.



As diferenças fisiológicas levam a mulher a uma vulnerabilidade maior para todas as drogas. As mulheres têm mais gordura corpórea proporcionalmente a água e apresentam níveis menores de enzima álcool-desidrogenase (enzima que ajuda a metabolizar o álcool ingerido), o que faz com que elas absorvam 30% mais do álcool ingerido que os homens e apresentem uma alcoolemia maior. Com isso, as mulheres dependentes de drogas ou álcool são mais penalizadas porque têm cerca de 1,5 a 2 vezes mais chances do que os homens de contraírem complicações clínicas. Doenças como pancreatite, cirrose e neuropatias aparecem de forma mais grave nelas do que neles.



A mortalidade também é diferente entre homens e mulheres alcoolistas. A idade média de vida delas diminui cerca de 15 anos. Outro agravante são os problemas obstétricos e a síndrome fetal pelo uso de álcool (SFA), que causa frequentemente má formação e retardo mental em recém-nascidos.



A Clínica Hórus de Psicologia baseada no resultado da pesquisa realizada por especialistas da USP - Universidade de São Paulo busca realizar um tratamento respeitando as diferenças identificadas e pontuadas na pesquisa. Dessa forma temos um tratamento direcionado para a mulher objetivando a abstinência e um novo olhar para vida que se inicia sem drogas e sem álcool.

TORNE-SE UMA PESSOA LIVRE,                                        
PODEMOS AJUDÁ-LO.                                        



FALE CONOSCO!

 

Nossa localização

Nosso endereço
 

Setor Terminal Norte - Bloco N - Sala 311, Edifício Jaime Leal - W3 Norte - Asa Norte Brasília/DF - CEP 70.770-100

Copyright 2015 - Clínica Hórus - Dependência Química

Entre em contato!

 

Tel:  (61) 3272.6147

 

Plantão 24 Horas:

(61) 8111.6510

 

tratamentohorus@gmail.com

bottom of page